Os Estatutos são publicados no Jornal de Minde nº 527-528 de Maio de 1977 (separata) nesse ano.

O Centro tem como principal finalidade dar apoio à Infância e à Terceira Idade, a sua Comissão Instaladora começou por adquirir o terreno onde se encontra a Creche e Jardim de Infância, na Rua D. Maria José Borges. Mandou elaborar o projecto das futuras instalações ao GAT – Gabinete de Apoio Técnico de Torres Novas, para as respostas sociais de creche e de Jardim de Infância.

Em Dezembro de 1980 as obras estavam concluídas e prontas a receber as primeiras crianças.

Uma vez em funcionamento a Creche e o Jardim de Infância, começa-se a planear as valências para a terceira idade. Para isso era necessário um terrenos para aí instalar as obras, Os irmãos jesuítas, (Padres Martins), oriundos da Zibreira, legaram o mencionado terreno ao Centro de Bem Estar Social de Minde para a construção das instalações.

Parte desse terreno foi, com autorização dos donatários, cedido para construção do Centro de Saúde de Minde, mediante contrapartidas negociadas com a Câmara Municipal de Alcanena, e que continua a prestar os cuidados básicos de saúde ás populações da freguesia de Minde.

Em Maio de 1992, são concluídas as obras e iniciam as respostas sociais de serviços de Apoio Socias e de Centro de dia. Desde logo se percebeu que era necessário a resposta social de Lar, cada vez são mais os utentes a necessitar de cuidados, quer pelo aumento da longevidade, quer pela ausência de família de retaguarda (é necessário garantir os posto de trabalho e falta o tempo para cuidar dos mais idosos) para o apoio nas actividades do dia-a-dia.

Em Janeiro de 1999, após construção das instalações próprias, o lar é inaugurado, sendo posteriormente sujeito a novos remodelações e melhoramentos para aumento da sua capacidade.

Em 2000 é inaugurado o Centro de Actividades de Tempos Livre (ATL), com óptimas infra-estruturas, que proporciona às crianças um espaço para desenvolver várias actividades, que lhes permite um enriquecimento pessoal (Apoio escolar, actividades de socialização entre pares, música, educação física, iniciação ao Inglês etc.)

O Centro de Bem Estar Social de Minde possui um património valiosos, o qual se deve à generosidade dos Padres Martins, ao esforço que as sucessivas direcções têm feito, ao apoio da população e das entidades públicas.

Em Outubro de 2009 tivemos a autorização definitiva de funcionamento por parte da DREL para a valência de Jardim de Infância (nos termos do nº 3 artigo do Decreto Regulamentar nº 31/2007 de 29 de Março e para os efeitos previstos nº 5 artigo 28º nº553/80).

Em Setembro de 2015 entra em funcionamento o novo lar para a resposta social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI Sénior II) .

Actualmente, a Instituição, Centro de Bem estar Social de Minde tem em funcionamento as seguintes respostas sociais:

Infância e Juventude:

   - Creche,

   - Pré-Escolar,

   - Centro de Actividades de Tempos Livres,

Idosos: 

   - ERPI sénior I,

   - ERPI Sénior II,

   - Centro de Dia,

   - Serviço de Apoio Domiciliário.

 

A área de influência do CBESM, ultrapassa a fronteira da freguesia de Minde, e freguesias limítrofes, do concelho de Alcanena e concelhos limítrofes. Poderemos afirmar que no âmbito dos acordos com o Instituto de Segurança Social, no caso das vagas reservadas, a Instituição CBESM, acolhe utentes provenientes de todo o Distrito de Santarém.

Missão: a Instituição presta serviços na/para a comunidade (Conselho de Alcanena e Porto de Mós) com o objectivo de promover o desenvolvimento local, proporcionar qualidade de vida a crianças e idosos, auxiliar encarregados de educação/ responsáveis/ cuidadores, combater o isolamento social, manter as redes sociais.

Visão: promover serviços de qualidade nas diferentes respostas sociais, ambicionando oferecer cuidados e ou ferramentas inovadoras, para apoiar a comunidade.